Futebol e Muito Marketing

Eu não acompanhei a era de Zico, Pelé, Falcão, Casagrande e outros gigantes do futebol, porém por comentarios de meus tios e de meu pai, fiquei sabendo a diferença do futebol da época deles, para o futebol da minha época.
E sinceramente o duelo entre paixão vs. dinheiro, está totalmente na cabeça dos torcedores apaixonados por seus clubes, assim como eu sou, mas como um principiante no marketing, penso da seguinte forma. Assim como o marketing evoluiu, o futebol também evoluiu, e o futebol se adentrou no marketing, ou sera o marketing que adentrou-se no futebol?!!
Os clubes que fazem sucesso hoje, tem nos bastidores um bom patrocinador, a além disso, a marca do clube para levar para frente, o Flamengo por exemplo, é um ótimo exemplo de marketing de emboscada, conseguiu entregar uma camisa para um dos homens mais importantes do mundo, Obama.
A marca Flamengo será exposta para todo o mundo, inclusive no meu blog, rsrsrs..., e o clube ganha visibilidade com isso. Mas que tipo de visibilidade? Visibilidade o suficiente para conseguir patrocinadores maiores, não maiores em tamanho da marca, mas emvalor de marca, em valores em cifrões $$, mais dinheiro, contas em dias, jogadores motivados e consequentemente TITULOS.
Claro que falando em marketing e futebol, jamais poderia deixar de citar o Internacional, o exemplo brasileiro de marketing, o clube também mostra a marca para o mundo, assim com fez o Flamengo com Obama, o Internacional já fez com Lula, Dilma, Pelé e outros tantos. Para finalizar quero informa-los que vamos falar mais sobre futebol, estou praparando uma postagem especial sobre o Internacional, pretendo posta-la até o final de semana.

Postagens Relacionadas
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »