O comércio online é a tendência para os próximos anos, e os sites de compras coletivas é que estão fazendo muito sucesso hoje.
Tudo começou nos Estados Unidos, mais precisamente em Chicago, com Andrew Mason, o criador do Groupon. Com a crise o comércio estava parado, e essa saida permitiu que os consumidores pudessem ir a bares, restaurantes, comprar produtos sem gastar muito.
Hoje o Groupon está em 30 países e tem milhares de empresas esperando para anunciar no site. Mas não só o Groupon, existe uma infinidade de sites de compras coletivas, no Brasil os mais conhecidos são, Peixe Urbano, Clickon, Qpechincha, Imperdivel, OfertaX entre outros.
Mas quem ganha com isso? E o que ganha? Primeiro, todos ganham, imaginem, você acaba de montar um restaurante, o movimento anda baixo devido ninguém conhecer, os consumidores tem receio de ir pelo fato de ninguém indicar ainda. Anunciando o seu restaurante em um site de compras coletivas, com um bom desconto, as pessoas vão querer ir, e se você atender bem e tiver uma comida de qualidade, com certeza elas irão voltar ao seu restaurante, funciona como uma amostra "grátis". O site ganhou pelo fato de ganhar comissão em cima do seu restaurante, o seu restaurante ganhou clientes e os consumidores ficaram satisfeitos, pois pagaram pouco. Em poucas palavras, o estabelecimento ganha reconhecimento, o site ganha remuneração e o cliente ganha satisfação.
Claro que isso apresenta um risco, esses sites funcionam assim, o produto ou serviço, para ser vendido precisa de um número mínimo de compradores, só que na maioria das vezes as ofertas são muito boas e não existe um número máximo de compradores, e muitas vezes você corre o risco de um estabelecimento de pequeno porte não dar conta de atender todas as pessoas e acaba atendendo mal e ai é ruim para o estabelecimento. Mas não é só isso, o BrandsClub e o Privalia por exemplo, são sites de compras coletivas, mas não como os citados acima, você só pode entrar se for convidado, como o Orkut era no ínicio, esses sites são de compras de roupas e acessórios de marca, mas muitas vezes não conseguem cumprir o prazo de entrega, mais uma vez pelo fato de existirem muitos compradores.